{ "data": [ { "event_name": "Purchase", "event_time": 1672084490, "action_source": "email", "user_data": { "em": [ "7b17fb0bd173f625b58636fb796407c22b3d16fc78302d79f0fd30c2fc2fc068" ], "ph": [ null ] }, "custom_data": { "currency": "BRL", "value": 1.99 } } ] "test_event_code:" "TEST24231" }
top of page

Sobre

NOVO CD DIGITAL.jpg
Salgueiro10.jpg

Novo CD em breve
disponível em todas as
plataformas Digitais.

CLAUDIOVELHA GUARDA DO SALGUEIRO
00:00 / 03:20

O grupo musical da Velha Guarda do Acadêmicos do Salgueiro

Foi fundado em 1980 por Jorge Cardoso e as irmãs Mocinha e Caboclinha, filhas do compositor Birolha, reunindo cantores e compositores ligados à tradição e a história da Vermelho e Branca da Tijuca. A formação inicial do grupo contava ainda com as Tias Zezé e Tia Neném, Geraldo e Zedi.

Durante a década de 80, o grupo fez diversas apresentações pelo país, mas encerrou suas atividades em 1990. Em 2000, a Velha-Guarda Show retornou aos palcos, após o lançamento do CD “Velha-Guarda do Salgueiro”, pela Sum Records, através do qual apresentava sambas exaltando a escola, como Lá Vem Salgueiro, Remando Contra a Maré, Salgueiro Vermelho e Branco e Ser Feliz é ser Salgueiro, gravadas de forma contagiante.

Em 2003, com uma nova formação – João da Valsa, Mocinha, Cláudio Sargento, Flávio Oliveira, Bombeiro, Curumim, Ieda Maranhão e Caboclinha -, a Velha-Guarda do Salgueiro lançou um novo cd, produzido por Josimar Monteiro e lançado pela gravadora Lua Discos, em comemoração ao 50 anos da fundação do Salgueiro. No cd A Velha-Guarda do Salgueiro, apadrinhado pelo cantor e compoitor Gabriel, O Pensador, o grupo fez a revisão da obra de compositores importantes da escola, entre eles, Geraldo Babão, Nei Lopes, Dauro do Salgueiro, Antenor Gargalhada, Anescarzinho do Salgueiro e Noel Rosa de Oliveira. Gravado ao vivo na Sala Baden Powell, no Rio de Janeiro, o cd trouxe grandes sambas de enredo da Academia, como Quilombo dos Palmares, Xica da Silva, Bahia de todos os deuses, Festa para um rei negro, (mais conhecido como Pega no Ganzê) e sambas de compositores salgueirenses, como 1.800 Colinas (Gracia do Salgueiro), Viola de maçaranduba (Geraldo Babão), Água do rio (Anescarzinho do Salgueiro e Noel Rosa de Oliveira), Na beira da praia (Eden Silva e Anibal Silva) e Raio de luar (Dauro do Salgueiro e Nei Lopes).

Em 2004, o grupo foi indicado ao Grammy Latino, o Oscar da música e considerado o maior prêmio de música da América Latina, na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode. Atualmente, a Velha-Guarda Show do Salgueiro é composta por Caboclinha, Lisbeth, Graça Rangel, Cláudio bombeiro, Bombeiro e Zequinha.

Em 2010, CD AO VIVO DA VELHA GUARDA NA QUADRA: ELIMAR SANTOS, DUDU NOBRE, IZABELA TAVIANE, PIQUE NOVO, MARQUINHOS SANTHAN, MARGARETH MENEZES, MARCEL POWEL, HAROLDO COSTA, DIREÇÃO E REGÊNCIA: JM

Gravação do DVD ao vivo da Velha Guarda

​Nossa História

EVENTOS RECENTES DA VELHA GUARDA

MAPA SALGUEIRO.png

​Entrar em Contato

Tel: (21) 965016244

  • Instagram
  • Facebook
  • YouTube
  • Facebook
  • Instagram
Obrigado pelo envio!
bottom of page